Com apresentações, oficinas e palestras, o evento visa empoderar mulheres e discutir questões sobre o corpo e a igualdade de gênero
Festival Corpo, Arte e Saberes Acontece em Poços de Caldas, MG
Neste sábado, 28 de setembro, a Companhia de Teatro Conscius Dementia realizará o Festival Corpo, Arte e Saberes, às 14h30, no Galpão das Artes, em Poços de Caldas, MG. Com entrada gratuita, o festival traz uma programação rica e diversificada, incluindo o espetáculo “Carta ao meu Corpo” e uma série de oficinas, palestras e rodas de conversa, promovendo diferentes linguagens artísticas. Embora seja destinado especialmente a mulheres e adolescentes, o evento é aberto ao público em geral.
Objetivo do Festival: Empoderamento e Igualdade de Gênero
O Festival tem como objetivo proporcionar uma experiência cultural única que promova a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres, utilizando a arte como ferramenta de cura e conscientização. “Será uma tarde dedicada à conscientização através da arte em um espaço de expressão e aprendizado para as mulheres em diversas áreas”, afirma Rafaela Jacon, atriz principal e produtora do evento.
O mês de setembro foi escolhido para a realização do festival por coincidir com o “Dia Nacional de Combate à Gordofobia”, um dos temas centrais abordados no espetáculo e nas atividades do festival. “É a nossa contribuição para essa luta que aflige a maioria das mulheres deste século”, declara a atriz Danielle Marques.
O Nascimento do Festival: Uma Ideia Inspiradora
A ideia do festival surgiu após uma apresentação de “Carta ao meu Corpo” no evento Arte Ziriguidum, quando a artista plástica Dalmoni Lydijusse propôs uma vivência artística ao público. Após a apresentação, as mulheres presentes foram convidadas a pintar telas, expressando sentimentos e memórias inspirados pela peça, gerando um desejo de expandir essa experiência por meio de outras formas de expressão.
Programação do Festival: Uma Tarde de Arte e Reflexão
A programação começará com a apresentação de “Carta ao meu Corpo”, que estreou em 2019. A peça oferece uma reflexão sobre gordofobia, trazendo à tona a jornada de aceitação do corpo da atriz Rafaela Jacon, enquanto outras atrizes interpretam as vozes sociais e internas da personagem. O espetáculo culmina em uma celebração com a plateia, reforçando a beleza única de cada corpo.
Após a apresentação, o público poderá escolher uma das oficinas, que incluem Escrita (com Danielle Vilas Bôas), Dança (com Leidy Nara), Fotografia (com Tamiris Alves) e Artes Plásticas (com Dalmoni Lydijusse). Haverá também um bate-papo com a psicóloga Vivian Rodrigues Quiuqui. “Para participar das oficinas, os interessados devem assistir ao espetáculo, escolher a oficina desejada e aproveitar o bate-papo final”, esclarece Gabriela Severini, integrante da produção.
Realização e Patrocínio
Este é o primeiro festival promovido pela Companhia Conscius Dementia, que, desde sua fundação em 2013, tem se destacado por seu compromisso com a transformação social através da arte. O festival é realizado com patrocínio da Alcoa, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Poços de Caldas, e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura.
Serviço:
Programação:
Ficha técnica do espetáculo:
Atenciosamente,Marcos Mariano
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!