Gamificação no ensino de matemática combate defasagem e alcança 3 milhões de estudantes no Brasil

A plataforma de jogos matemáticos Matific combate a defasagem no ensino de matemática no Brasil, utilizando gamificação e IA, alcançando quase 3 milhões de estudantes.

Plataforma Matific registra crescimento de 133% com uso de IA, adaptando o ensino a diferentes necessidades e promovendo inclusão

O uso de gamificação e inteligência artificial (IA) no ensino de matemática tem se expandido rapidamente no Brasil. A plataforma Matific, especializada na gamificação da matemática, já integra o dia a dia escolar de quase 3 milhões de alunos em 12 mil escolas públicas e privadas. Voltada para estudantes de 5 a 14 anos, a ferramenta proporciona uma experiência de aprendizagem personalizada e divertida, combatendo a defasagem educacional em um contexto que foi agravado pela pandemia de Covid-19.

Gamificação no ensino de matemática combate defasagem e alcança 3 milhões de estudantes no Brasil
Gamificação no ensino de matemática combate defasagem e alcança 3 milhões de estudantes no Brasil

Segundo dados divulgados pela Matific, o número de estudantes que utilizam a plataforma cresceu de 1,2 milhão em 2023 para 2,8 milhões em 2024 — um aumento de 133%. Já o número de escolas que adotaram a ferramenta também subiu consideravelmente, saltando de 7 mil para 12 mil instituições, o que representa um crescimento de 71,4%.

Inteligência artificial e inclusão

A plataforma Matific utiliza um sistema de IA que adapta os exercícios de acordo com o nível de cada aluno, promovendo a inclusão de estudantes com necessidades especiais. Ela facilita o aprendizado de crianças com transtornos como TDAH, dislexia e discalculia, além de apoiar superdotados. Outro destaque são os relatórios personalizados de desempenho, que auxiliam professores no acompanhamento do progresso individual e de turmas inteiras.

Dennis Szyller, CEO da Matific no Brasil, destacou o impacto positivo da tecnologia: “Nosso grande objetivo é levar uma experiência matemática da mais alta qualidade para as crianças, oferecendo um sistema de aprendizagem personalizada e mapeada para o nível de habilidade de cada um, o que aumenta a confiança, sempre de uma maneira divertida e envolvente para o aluno”.

Impacto no aprendizado

O impacto da plataforma pode ser observado em resultados concretos. Em colégios da rede pública do estado do Paraná, por exemplo, os alunos que utilizam a Matific tiveram um aumento significativo nos resultados da Prova Paraná. Entre os alunos do 6º ano, o índice de acertos subiu de 46% em 2021 para 66% em 2023. Entre os estudantes do 7º ano, o aumento foi de 38% para 54% no mesmo período.

Com essas conquistas, o Brasil desponta como referência no uso de ferramentas de gamificação no ensino, posicionando-se na vanguarda da educação matemática entre os países em desenvolvimento.

Presença nacional

Atualmente, a Matific está presente em 1,6 mil colégios privados, abrangendo cerca de 230 mil alunos. Em instituições públicas, o número chega a 10,4 mil escolas, com mais de 2,6 milhões de estudantes espalhados por colégios estaduais e municipais de todas as regiões do Brasil. A plataforma é compatível com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e está alinhada aos principais livros didáticos do país.

Além de contar com uma vasta biblioteca de jogos matemáticos, a Matific já registrou a execução de quase 660 milhões de atividades e desafios em 2024, consolidando-se como uma ferramenta essencial para modernizar o ensino da matemática.

Funcionalidades da plataforma Matific

  • Adaptação dos exercícios ao nível de cada aluno.
  • Inclusão de alunos na educação especial, atendendo superdotados e estudantes com transtornos como TDAH, discalculia e TEA.
  • Relatórios personalizados para professores acompanharem o progresso.
  • Planos de aula adaptados para alunos e turmas.
  • Compatibilidade com a BNCC e os principais livros didáticos.

Sobre a Matific

A Matific é uma startup internacional que desenvolve um sistema educacional de matemática premiado, projetado por especialistas em pedagogia e desenvolvedores de jogos. Fundada com base nas pesquisas dos professores Raz Kupferman (Universidade Hebraica de Jerusalém) e Shimon Schocken (Centro Interdisciplinar de Herzelia), a plataforma é utilizada em mais de 120 países e tem sido reconhecida por sua excelência pedagógica e tecnológica.

Atenciosamente,


Marcos Mariano

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Marcos Mariano
Marcos Mariano

🎌 Apaixonado por animes, jogos e mangás. 📖 Estudante de matemática. 🖥️ Faço vídeos sobre jogos no YouTube. Criador do Literar, fórum de literatura.

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